26/03/2013

COMO FAZER CAUTERIZAÇÃO CAPILAR EM CASA


Olá!

Que tal cauterizar seus fios em casa?

Os cabelos "modernos" sofrem muito em busca de um visual ideal. Acabamos aplicando químicas, altas temperaturas e muitas vezes não dá tempo que reparar os danos causados por tais procedimentos.
Chega um ponto que a aparência do cabelo não é nem um pouco saudável, ele fica ressecado, quebradiço, sem brilho, volumoso, enfim vocês sabem bem do que estou falando.
Com tanto dano é necessário que se devolva ao cabelo o que retiramos, para isso devemos nutrir os cabelos. Essa nutrição pode ser feita através de um hidratação intensa ou  pela cauterização.
Eu nuca tinha feito cauterização, por vários motivos, entre eles, preguiça, falta de "verba", por não conhecer o procedimento direito...
Mas ao conhecer todos os benefícios da bendita não exitei, fui correndo para internet procurar como faz e se tem como fazer em casa. Pois é realmente é uma técnica super fácil e bem tranquila de se fazer sozinha.

Para que vocês entenda melhor vou falar um pouco da queratina:

"A queratina é uma proteína fibrosa e se encontra nos nossos cabelos e nas nossas unhas, ela ajuda na composição da estrutura do corpo humano. A sua composição é formada de 15 tipos de aminoácidos, o mais importante deles, em maior quantidade, é a cisteína.A queratina natural garante o crescimento de fios fortes e bonitos, além de dar uma aparência saudável aos cabelos". 

Incrível né!!

Agora vamos à cauterização, você vai precisar de:

*Queratina líquida para cauterização (Se encontra em farmácias e casa de cosméticos)
*Shampoo anti-resíduos ou de sua preferência
*Secador 
*Chapinha

Para começar é necessário que seu cabelo esteja bem limpo, então lave-o de 2 a 3 vezes com o shampoo anti-resíduos, porém se você pinta o cabelo, faz progressiva ou aplica algum tipo de química use um shampoo normal, pois o anti-resíduos irá abrir as cutículas dos fios retirando todas as impurezas inclusive sua progressiva ou coloração.
Lave o cabelo até sentir que ele ficou áspero, poroso, enxágue e retire todo excesso de água com uma toalha, deixe-o quase seco.
Separe pequenas mechas e vá aplicando a queratina em todo comprimento do fio, sem economias aplique uma quantidade generosa, mas sem encharcar, importante também é não aplicar direto no couro cabeludo, mantenha uma distância de dois dedos da raiz para não gerar oleosidade nem caspa. 
Ao aplicar faça movimentos de cima para baixo massageando o cabelo para que a queratina penetre bem na cutícula capilar.
Logo após ter aplicado a queratina em todo cabelo seque com secador fazendo um escova lisa, lembrando que não é para enxaguar o cabelo depois de aplicar a queratina, tem que secar com o produto nos fios.
Depois do cabelo seco passe a chapinha, é imprescindível trabalhar o cabelo em mechas pequenas para que todos os fios sejam bem aquecidos. A alta temperatura e o atrito da chapinha garante a selagem dos fios, ou seja, fecha as cutículas garantindo a permanência da queratina em sua estrutura.
Para garantir um resultado mais duradouro não lave os cabelos em pelo 3 dias após a cauterização, isso irá garantir uma absorção total do produto.

Meninas o brilho ao finalizar é incrível, o cabelo fica super macio e a aparência de saudável é algo.. \o/
Com o procedimento da escova e chapinha o cabelo fica liso, mas não se iludam é só lavar que o liso se vai, esse procedimento não garante o liso tão sonhado, a cauterização devolve para o cabelo toda a queratina que acabamos retirando ao lavar, pintar, secar... Então a questão aqui é nutrir.


É isso meninas, espero que tenham gostado e se tiverem qualquer dúvida deixem um recado que farei o possível para esclarecer.
Bjoookas.

3 comentários:

  1. Excelentes dicas flor!!!

    Estou te seguindo, se puder me retribui??

    http://glitteresaltoalto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A queratina é uma proteína, e todas as proteínas perdem sua conformação em altas temperaturas, então a secagem não prejudica a "aplicação" da queratina?

    ResponderExcluir
  3. Sim a queratina é uma proteína que será absorvida pelos fios, nutrindo-os, o processo de secagem irá garantir um fechamento das cutículas capilares, a queratina estará no interior do fio e o fechamento das cutículas garantirá que ela permaneça por mais tempo. Esta é a resposta dada por profissional, o procedimento que recomendei também me foi ensinado por profissional. Espero ter respondido tua dúvida. Qualquer esclarecimento ou nova pergunta é só deixar aqui nos comentários que responderei.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, fico muito feliz em te ver aqui e saber um pouco da opinião, afinal de contas ela é muito importante para mim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...