15/10/2013

OUTUBRO ROSA - AUTO EXAME DA MAMAS: COMO FAZER E QUAL IMPORTÂNCIA

outubro_rosa_blog2.png (360×244)


Olá meninas!!

Hoje vim falar de um assunto mais do que importante e que é de interesse de todas nós mulheres: O AUTO EXAME DAS MAMAS

Sempre temos algumas dúvidas sobre o assunto e muitas vezes na correria do dia esquecemos de nos informar e até mesmo de realizar este auto exame que é super simples e que é de grande importância para a mulherada.
O auto exame nada mais é do que o auto conhecimento das mamas para que possamos identificar com facilidade qualquer alteração que venha a aparecer, por isso é importante já começar com o auto exame em seguida da entrada na puberdade, para que este conhecimento seja feito desde as primeiras mudanças do corpo.
O auto exame pode ser feito uma vez por mês e logo após o período menstrual que geralmente é o mais indicado.
Porém lembre-se, apenas um médico é capaz de diagnosticar doenças e indicar algum tratamento ou receitar remédios.

Fatores de risco 

Em alguns casos os fatores de risco podem influenciar na ocorrência do câncer de mama, então fique atenta e procure saber se você se enquadra em algum deles.
O histórico familiar é um fato importante, especialmente se houve ocorrência  em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos de idade.
A idade também é outro fator que deve ser observado, há um aumento rápido na incidência do câncer com o aumento da idade.
A primeira menstruação precoce, a menopausa tardia, gravidez após os 30 anos anos de idade ou o fato de não ter tido filhos constituem fator de risco para câncer de mama.

Como fazer o auto exame

exame-mamama.jpg (773×360)


Enfrente ao espelho

Com as mãos na cintura observe seus seios, preste atenção ao formato, tamanho e contorno das mamas, observe se são iguais e simétricas. Veja se existem pregas, depressões ou alterações na pele da mama, aréola e mamilo.
Logo em seguida levante os braços e dê atenção aos mesmos aspectos citados anteriormente. Note se há algum inchaço, se o seu sutiã está marcando apenas uma mama em específico.

No chuveiro

Com as mamas molhadas ou ensaboadas, coloque um braço atrás da nuca, fique com a coluna reta e com as pontas dos dedos, da mão oposta, faça movimentos circulares de fora para dentro em toda mama, procure por caroços ou espessamentos. Repita estes movimentos na outra mama. Estes estes movimentos  podem ser feitos fora do chuveiro com maior atenção.

Mamilos e aréolas 

Pressione suavemente os mamilos observando com cuidado a aparição de secreções e a presença de lesões da pele, assim como nas aréolas.

Axilas

Nas axilas também há presença de tecido mamário, e por este fato devem ser examinadas com mesma atenção que as mamas. Faça movimentos circulares partindo da mama para axila e observe se há presença de caroços na região.

Deitada

Coloque um travesseiro embaixo do ombro direito e a mãe direita atrás da cabeça. Faça movimentos circulares na mama direita com a mãe esquerda. Repita este passo no lado esquerdo notando se há alguma anormalidade.


o-que-procurar.jpg (558×355)


É importante saber que além de ajudar a diagnosticar o câncer de mama, o auto exame também ajuda na descoberta de outras doenças mamárias como alterações funcionais benignas.
Na detecção de alguma anormalidade não se desespere, procure um bom médico que seja capaz de lhe oferecer um bom atendimento.
O auto exame não é considerado como estratégia única de detecção do câncer de mama. Por isso não abra mãe de fazer uma exame físico realizado por um profissional de saúde qualificado para esta atividade.
O câncer de mama diagnosticado precocemente tem grandes chances de cura. Por isso assuma esse compromisso com sua saúde

Vamos à luta meninas, nós queremos e podemos diminuir o número de complicações mais graves causadas pelo câncer de mama.
Outubro rosa e o Beleza e Simplicidade em luta contra o câncer de mama.
Ajude a divulgar estas informações!!

Beijos!!

Fontes: ( http://www.cancerdemama.com.br/mulher/auto/auto.htm , http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=1932 , http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/3auto_exame.html )


6 comentários:

  1. Olá Grace, muito bacana esse seu post alertando sobre a prevenção precoce do câncer de mama.
    Também falei um pouco sobre esse tema no meu blog e da importância de se cuidar. http://www.prateleiradecima.com.br/importancia-de-se-cuidar-cancer-de-mama/
    Além do auto-exame, é muito importante fazer a mamografia anualmente (quando for o momento de fazer esse exame por conta da idade). Alguns casos o câncer já está instalado, mas não pode ser detectado pelo auto-exame.
    Se puder dar uma lida no post que fiz.
    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karin, obg pelo carinho, fico feliz que tenha gostado do post e principalmente que também esteja mobilizada com a causa, com certeza visitarei seu blog para ler mais, já estou com um post específico sobre mamografia programado, não quis postar tudo junto para não ficar muito extenso e cansativo. Beijos e obg pela visita!!

      Excluir
  2. Oi gostei muito desse post inclusive fiz o passo a passo muito bom
    poderoso-tempo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a sua postagem, muitas pessoas não se cuidam e tem que fazer o auto exame é muito importante ! bjs
    http://neguinhadocabeloduro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, fico muito feliz em te ver aqui e saber um pouco da opinião, afinal de contas ela é muito importante para mim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...