21/11/2013

COMO MANTER SUA GELADEIRA LIMPA E ORGANIZADA


Imagem retirada do Google


Olá, tudo bem com vocês??

O post de hoje é para as donas de casa, para quem mora sozinha(o), ou para quem ajuda a mãe nas tarefas domésticas.

Não há melhor do que ter uma geladeira sempre limpinha, livre de odores, com todos os alimentos bem organizados, visíveis e em bom estado de conservação. Porém nem sempre isso é possível, a correria do dia a dia muitas vezes não permite que tenhamos um tempo disponível para dedicar a nossa geladeria, acabamos perdendo alimentos por estragarem e devido aos alimentos estragados a geladeira acaba ficando com odores desagradáveis.
Foi pesando neste problema, que assombra muitos por aí, que resolvi fazer este post passando dicas de limpeza e organização fáceis e rápidas que facilitarão nossas vidas.

Como limpar a geladeira:

Imagem retirada do Google

  •  Limpe a geladeira todas as semanas.
  •  Para a limpeza use uma mistura de 1 litro de água e 2 colheres de bicarbonato de sódio, o bicarbonato de sódio é ótimo porque além de limpar ajuda a neutralizar os odores. Umedeça um pano macio e limpo nesta mistura e faça a limpeza do interior da geladeira. 
  • Retire todas as prateleiras e gavetas removíveis e lave-as com uma esponja e detergente, depois de lavá-las enxague com água. 
  • Após a lavagem e limpeza seque tudo com um pano seco  e limpo.
  • É comum a ocorrência de mofo na borracha da porta da geladeira, para limpá-lo use uma mistura de 1 copo de água e 2 colheres de água sanitária limpe com a juda de uma escovinha logo em seguida enxágue com uma pano molhado em água pura.


Como organizar a geladeira:

Imagem retirada do Google


  • Os legumes e verduras, principalmente as folhas, devem ficar guardados nas gavetas inferiores, visto que o frio excessivo queima estes tipos de alimentos crus.
  • Normalmente, os legumes e verduras vem da feira enrolados em papel jornal ou sacos plásticos não higienizados, para evitar a contaminação de outros alimentos que também estão na geladeira, troque estas embalagens por embalagens limpas, que podem ser outro saco plástico, de preferência transparente para facilitar sua vizualização, potes de plástico ou de vidro com tampa ou saco em tela para falicitar a circulação de ar mantendo o alimento fresco por mais tempo.
  • A frutas devem ficar armezenadas na prateleira logo acima das gavetas, dentro de potes ou saquinho também limpo.
  • A comida pronta e carnes em fase de descongelamento ou temperadas devem ficar nas prateleiras intermediárias. Este tipo de alimento é preferível acondicionar em vasilhas quadradas com tampas. Dê preferência para vasilhas que possam ir para o microondas o que facilitará na hora do aquecimento do seu alimento.
  • Nas prateleiras superiores devem ficar as sobremesas e os frios lembrando mais uma vez que todo alimento a ser guardado na geladeira deve estar em recipiente fechado, para evitar que estrague e contamine outros alimentos.
  • Os iogurtes, queijos, manteiga, requeijão, e afins devem ficar nas gavetas superiores.
  • E por fim, na porta da geladeira, o mais indicado é colocar as caixas de leite, sucos, maionese, e molhos como ketchup e mostarda.  Ainda na porta pode colocar as garrafas de bebida, mas não sobrecarregue colocando peso de mais para evitar danifacá-la.


Eliminando odores:


como-tirar-o-mau-cheiro-da-geladeira.jpg (583×228)
Imagem retirada do google

Para eliminar odores nada melhor do que limpar a geladeira semanalmente, porém se isso não é possível ou mesmo limpando com frequência o odor permanece, tem algumas dicas caseiras infáliveis que vão ajudar de mais.


  • Apó usar os ovos, lave suas cascas e deixe secar. Quebre as cascas em pequenos pedaços e coloque em um recipiente aberto dentro da geladeira como a casca é porosa ela absorve os maus cheiros, isso também a contece com o carvão.
  • Coloque dentro da geladeira 2 colheres de café em um recipiente aberto, o café também é responsável pela absorção do odor.
  • Outra dica é colocar folhas de louro que também farão o mesmo efeito citado anteriormente.


Espero que tenham gotado das dicas e que elas ajudem muito vocês.
Qualquer dúvida deixe sua pergunta nos comentários e não esqueça de seguir o blog!
Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, fico muito feliz em te ver aqui e saber um pouco da opinião, afinal de contas ela é muito importante para mim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...