26/10/2013

CONVERSA ENTRE MÃES: CATAPORA

Imagem (http://dicasdafamiliaoliveira.com.br)

Olá mamães!
Hoje reservei o post para conversar com as mamães leitoras do blog, pois meu filho está com catapora, ele foi vacinado ainda no primeiro ano de vida, porém teve contato com coleguinhas na escola que estavam infectados. A escola que meu filho frequenta está passando por um surto de catapora e não fui avisada, o que achei errado da parte deles, porém agora não adianta chorar pelo leite derramado.
Então andei fazendo algumas pesquisas sobre o assunto. Nestas pesquisas encontrei muitas informações que podem ser úteis caso vocês também passem por este problema.

O QUE É CATAPORA?

A catapora ou varicela é uma doença infecciosa causada por um vírus danadinho chamado Varicela-Zóster. Esta doença é altamente contagiosa, porém geralmente não oferece grandes riscos.
Uma vez adquirido o vírus da catapora a pessoa fica imune para o resto de sua vida. O vírus, no entanto, permanecerá no organismo, podendo futuramente, causar uma doença muito conhecida como cobreiro (herpes-zóster).
A catapora costuma se manifestar por pintinhas vermelhas pelo corpo e intensa coceira. Ela costuma afetar principalmente crianças, podendo afetar também pessoas de todas idades, sendo neste caso, mais grave.

COMO A CATAPORA É TRANSMITIDA?

A catapora é transmitida através de contato direto de secreções respiratórias, como a saliva, ou pelo líquido contido no interior das pequenas bolhinhas que aparecem espalhadas pelo corpo.
As pessoas tornam-se contagiosas de um a dois dias antes da doença se manifestar no corpo, e permanecem contagiosas enquanto as bolhas estão presentes, o que leva em cerca de quinze dias.
Quando alguém é infectado, a catapora leva de dez a vinte e um dias para se manifestar.

QUAIS OS SINTOMAS DA CATAPORA?

Os primeiros sintomas geralmente são febre, mal-estar, falta de apetite, dor de barriga, dor de cabeça e cansaço. Cerca de dois dias após o aparecimento dos primeiros sintomas, aparecem as lesões na pele caracterizadas por manchas avermelhadas, que em seguida dão lugar a bolhinhas cheias de líquido, onde posteriormente se formarão pequenas feridas que provocam a caceira.

 TRATAMENTO 

O tratamento para catapora tem como função apenas aliviar os sintomas como a febre (anti-térmico) e a coceira (anti-alérgico de uso tópico), porém não usem nenhum medicamento sem indicação médica. Assim como as demais doenças transmitidas por vírus, não existe muito o que fazer.
O importante é evitar que haja contaminação das leões por bactérias o que pode complicar bastante o caso.
Deve-se evitar coçar as feridas para que não haja risco de infecções e formação de cicatrizes. 
Outros cuidados importantes podem ser citados como tomar dois ou três banhos por dia com água de morna a fria e sem esfregar a pele para diminuir os risco de infecção, cortar as unhas bem curtas para evitar agravar as lesões na pele, lavar as mãos sempre que necessário e evitar alimentos salgados e ácidos caso haja feridas dentro da boca.

COMPLICAÇÕES POSSÍVEIS

- Mulheres com catapora durante a gravidez correm o risco de passar a infecção para o feto.

- Os recém-nascidos são mais suscetíveis à infecções graves caso sejam expostos ao vírus e a mãe não esteja imunizada.

- As bolhas, se infectadas por alguma bactéria, podem causar uma infecção secundária.

- A síndrome de Reye, a pneumonia, a miocardite e a artrite transitórias são possíveis complicações da catapora.

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES

Vacine seu filho contra a catapora no primeiro ano de vida. Embora na maioria das vezes a catapora não seja grave o seus sintomas são muito desagradáveis e podem ser evitados.

- Evite o contato direto com pessoas que estejam infectadas pelo vírus.

- Embora a coceira seja intensa, evite coçar as lesões para evitar a infecção por bacterias.

- Não retire as casquinhas  dos ferimentos para que as bolhas não regridam.

- Mantenha-se em repouso enquanto estiver com febre.

- Ingira alimentos leves e beba muito líquido.


Lembrem-se com saúde não se brinca, caso haja o aparecimento dos sintomas citados aqui neste post procurem um médico, mesmo a doença não sendo grave em um primeiro momento os cuidados indevidos podem causar graves complicações secundárias.

Caso falte alguma informação importante neste post, deixe um comentário que estarei atualizando todo conteúdo.

Espero que tenham gostado deste tipo de post informativo.
Ótimo final de semana!!
Beijos!!


Referências 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, fico muito feliz em te ver aqui e saber um pouco da opinião, afinal de contas ela é muito importante para mim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...