25/10/2013

OUTUBRO ROSA: MAMOGRAFIA E A SUA IMPORTÂNCIA



outubro-rosa+-outubro-rosa-em-florianopolis-3.jpg (479×345)
Imagem (http://www.tudoparamiss.com)

Olá meninas tudo bem?
Vamos falar mais um pouco sobre o câncer de mama e suas formas de disgnóstico e prevenção?
O assunto de hoje é sobre a mamografia, que é um exame de diagnóstico por imagem e serve para visualizar a região interna das mamas. A mamografia é um tipo de exame que pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável, ou seja, mesmo que você não tenha sentido nenhuma alteração em sua mama durante o auto exame. (post explicativo)
Uma das maiores vantagens da mamografia é a capacidade de identificar lesões de tamanho mínimo, antes de sua manifestação clínica. Este exame quando realizado em uma fase precoce da doença permite um melhor prognóstico para a cura e geralmente é associado a necessidade de um tratamento menos agressivo para o controle de alguns casos.

IDADE INDICADA PARA FAZER A PRIMEIRA MAMOGRAFIA

A idade indicada para começar a fazer a mamografia é ao completar 40 anos. Se o exame não apresentar alterações, este pode ser repetido anualmente a partir desta idade. Porém se houver algum tipo de alteração nos resultados, o médico poderá requisitar novos exames antes da data prevista.
Mulheres com casos de câncer de mama na família devem realizar a mamografia a partir dos 35 anos de idade.

REALIZAÇÃO DO EXAME

Imagem (http://www.itribuna.com.br)


- Para a realização do exame é necessário tirar a roupa  a cintura para cima.
- É recomendado não usar desodorante, perfume ou talco no dia da mamografia, pois estes produtos podem deixar resíduos que poderão interferir nos resultados.
- Posicionar-se corretamente durante a mamografia pode aumentar a probabilidade de idetificar tumores de mama invasivos.
- Normalmente o médico faz duas ou mais radiografias de cada mama, que é comprimida no aparelho para que fique com uma espessura mais uniforme.
- A mama é posicionada vertical e horizontalmente no aparelho.
- Como a mama é comprimida pelo mamógrafo, não é recomendado fazer o exame no período menstrual, quando a mulher fica mais sensível à dor.

A MAMOGRAFIA DÓI?
A mamografia pode causar certa dor e incômodo, que são totalmente suportáveis, para algumas mulheres, pois para a sua realização a mama é comprimida. Porém esta dor e incômodo pode variar de mulher para mulher, tendo em vista que algumas têm mais sensíbilidade que outras.
Porém este fato não pode impedir as mulheres de realizarem o exame! 
Outubro está chegando ao fim, mas lembre-se de que todos os meses, todas as semanas e todos os dias são válidos para realização dos exames detectores do câncer de mama.
Assuma este compromisso com sua saúde!
 Peço desculpas se deixei alguma informação de lado, se isto aconteceu por favor deixem um recadinho nos comentários que estarei atualizando o post para que possa ficar o mais completo possível.
Final de semana chegando!! \o/
Beijos!!

2 comentários:

  1. Isso é muito importante!!!!

    http://mulheradaadora.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/AdesivosUnhasDecoradas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, fico muito feliz em te ver aqui e saber um pouco da opinião, afinal de contas ela é muito importante para mim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...